A história do Lar do Caminho começou por volta de 1968, quando um casal resolveu adotar um bebê abandonado. Depois do primeiro, vieram muitos outros. Após um certo tempo, o número de crianças havia crescido consideravelmente, dificultando um atendimento adequado.
Em 1974, um grupo de voluntários assumiu a responsabilidade pela moradia, alimentação e educação dessas crianças, criando a Sociedade Beneficente Lar do Caminho, entidade privada sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos.
Essas crianças, vindas de famílias desagregadas e muitas vezes vítimas de maus-tratos, são encaminhadas pelos Fóruns Municipais e chegam ao Lar do Caminho em condições físicas, psicológicas e emocionais bastante precárias.
Inicialmente, a instituição dedicou-se a suprir suas necessidades básicas e a melhorar sua infraestrutura deficitária. Nessa época, muitas crianças eram trazidas por familiares, vizinhos ou mesmo deixadas no portão.
Em 1978, o número de crianças tinha aumentado para uma centena e a precariedade das instalações onde viviam despertaram a atenção de duas pessoas da Comunidade Escandinava, que sensibilizaram os demais membros de sua igreja para iniciar uma campanha de reconstrução do Lar.
Dessa forma, com o apoio financeiro da Comunidade Escandinava, tiveram início as obras para as novas instalações do Lar do Caminho, de acordo com um projeto elaborado pela própria instituição, sob a supervisão de um Conselho de Diretores e de um membro dessa Comunidade, que mantem um representante até os dias de hoje.
Gradativamente, a instituição conseguiu se estruturar melhor e iniciar seu processo de crescimento. Em 1984, com 96 residentes, sentiu a necessidade de melhorar a qualidade de seus serviços, passando a encarar cada criança como um ser individual, com características e necessidades próprias, um cuidado que se mantém até hoje.
A partir de 2019 com a nossa experiência e determinação de tantos anos de criar oportunidades para resgatar o desenvolvimento de crianças, percebemos que centenas de crianças e jovens do município precisavam desse apoio, decidimos então ampliar nossos esforços em dois diferentes projetos para atender nosso entorno de forma mais abrangente. São eles, o Centro Educacional Infantil (Creche), e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Contra Turno). Estamos muito motivados e confiantes no desenvolvimento destes novos projetos que acreditamos que trarão um novo futuro para as crianças do nosso município.
|